Como abrir e fechar o caixa?

Para conseguir abrir e fechar o caixa pela função de caixa do sistema, é necessário que seu usuário seja do tipo caixa. Clique aqui para conferir como tornar um usuário em caixa.

No video abaixo, tenho um passo-a-passo completo indicando como fazer a abertura e fechamento do caixa:

Mas caso preferir, também organizei um passo-a-passo com imagens para te ajudar:

Com o usuário caixa criado, basta acessar o menu Financeiro e clicar em Abrir caixa ou através do menu PDV (ao tentar abrir o PDV com o caixa fechado, o sistema vai exigir a abertura antes do lançamento de venda).

Na tela que vai abrir, basta contar quantos reais consta em sua gaveta de caixa e informar ao sistema.

Caso o valor informado seja diferente do valor que havia sido registrado em sua conta caixa no sistema, vai ser solicitado uma justificativa para a diferença, sendo assim, é necessário escrever alguma justificativa e clicar em Abrir.

Dessa forma o sistema vai atualizar o saldo do seu caixa para o valor informado e vai apresentar as divergências entre o valor informado com o valor registrado no relatório de fechamento.

Screenshot_126

Para fechar o caixa, basta acessar o menu Financeiro > e clicar em Fechar caixa:

Ou se preferir, também pode fazer diretamente pelo PDV, clicando no botão indicado na imagem abaixo:

Screenshot_127

No fechamento de caixa, você deve considerar o saldo de abertura + todos os valores enviados para a conta caixa - sangrias (o valor correto para fechamento seria o saldo atual da conta caixa).

Por exemplo: se eu abri o meu caixa com R$ 100,00 e fiz mais duas vendas a vista de R$ 50,00 cada + 1 venda em cartão de R$ 100,00, o saldo correto para fechamento seria R$ 200,00 (R$ 100,00 + R$ 50,00 + R$ 50,00). A venda em cartão não deve ser considerada, os valores considerados são apenas os valores enviados para o caixa.

Exemplo 2 abri o meu caixa com R$ 100,00 e fiz mais duas vendas a vista de R$ 50,00 cada - uma sangria de R$ 100,00 = O saldo para fechamento seria R$ 100,00 (R$ 100,00 + R$ 50,00 + R$ 50,00 - R$ 100).

Caso informar um valor diferente, basta inserir uma justificativa e vai conseguir fechar da mesma forma. No relatório de fechamento, vai aparecer a diferença entre o valor que foi registrado e o valor que foi informado.

>>IMPORTANTE<<

Caso você costume abrir o caixa com um valor fixo, é importante que, antes de fechar o caixa, faça uma sangria com o excesso do valor. Por exemplo: caso você tenha R$ 900,00 no caixa, mas costuma abrir o caixa sempre com R$ 100,00, deve fazer uma sangria de R$ 800,00 para retirar o excesso do valor de seu caixa e deixar o saldo igual a R$ 100,00. Ao fechar o caixa, pode fechar com o mesmo valor de abertura do outro dia, no relatório, vai especificar os totais de entrada e indicar o montante que foi transferido.

Clique aqui para conferir como fazer uma sangria no sistema!

Espero ter ajudado com suas dúvidas referente a abertura de caixa, mas caso pudermos lhe ajudar de mais alguma forma, é só chamar, ficamos a disposição!