Como criar novas categorias de receita/despesas?

As categorias são uma forma de agrupar receitas ou despesas e, posteriormente, visualizar de forma resumida o total de entradas ou gastos de acordo com aquela categoria.

Por exemplo: você pode lançar todas as compras de mercadoria na categoria Compra de Mercadorias e, feito isso, poderá puxar os resultados e ver o total gasto com compra de mercadorias, dentro do período desejado.

Para criar uma nova categoria é necessário acessar o menu Configurações > Categorias > Nova categoria:

Na tela que vai abrir, basta preencher os campos de acordo com sua necessidade:

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Tipo: por aqui deve selecionar se é uma categoria de receita ou despesa;
Categoria agrupadora: é uma categoria para as categorias, além de visualizar os resultados por categoria, também poderá visualizar os resultados de acordo com os agrupadores, ou seja, de acordo com o conjunto das categorias inseridas nesse mesmo agrupador.
Categoria: Insira aqui o nome da sua nova categoria;
Custo: em caso de despesa, selecione se é um custo fixo, variavel ou imobilizado;
Destino: em caso de receita, selecione a conta destino dessa receita (dessa forma, sempre que selecionar a categoria durante o lançamento da receita, já vai puxar essa conta destino automaticamente);
Incide no DRE: Por aqui consegue definir se a categoria que está sendo criada deve aparecer ou não no Demonstrativo de Resultado (DRE).

Após inserir todas as informações necessários, basta finalizar clicando em Salvar Categoria

Agradeço pela atenção e, caso tenha ficado com qualquer dúvida, é só entrar em contato com nosso time de suporte!