Os campos podem ser preenchidos diretamente no cadastro dos produtos, clicando na aba “Informações para NF-e” e criando um cenário de ICMS de acordo com o CFOP 5405 + Situação tributária 500 (caso o emissor seja do simples nacional) ou 60 (caso não seja do simples nacional).
Você também consegue aplicar o cenário de ICMS em lote para todo um grupo de produtos ou para todos os produtos de vez no menu Produtos > Mais Opções > Edição em lote (dados fiscais).
O ICMS efetivo deve ser preenchido caso sua venda seja para consumidor final:
E o ICMS Retido deve ser preenchido quando a venda não for para o consumidor final:
Observação: Ao importar um XML de compra ao sistema, as informações referentes ao ICMS ST Retido serão atualizadas automaticamente, conforme os dados da nota importada. Caso não importar, será necessário atualizar as informações manualmente no cadastro do produto.
Como definir se minha NF-e será para consumidor final ou não?
Ao emitir uma nota pelo financeiro > nova receita > emitir Nota fiscal, você poderá definir no início da nota se é uma operação para o consumidor final ou não:
Se for emitir um NFC-e, será automaticamente definido que se trata de um consumidor final.
Caso você não fizer a pré-configuração das informações de ST no cadastro do produto, tem a opção de inserir os valores na hora da emissão. Para isso, só precisa inserir uma situação tributária referente a substituição tributária e os campos referente ao ICMS ST irão abrir:
Agradeço pela sua atenção e, caso tenha ficado com qualquer dúvida, basta entrar em contato com nosso time de suporte, ficamos a disposição para ajudar!